
Bolsonaro será transferido para hospital de Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), internado desde sexta-feira em um hospital em Natal com fortes dores abdominais, será transferido neste sábado (12) para um hospital em Brasília, anunciou um senador de seu partido.
"Já foi decidido que ele vai ser transportado hoje ainda" para Brasília, disse o senador Rogério Marinho a jornalistas em Natal.
Marinho acompanhou o ex-presidente (2019-2022) em uma viagem por diversas cidades do Rio Grande do Norte na sexta-feira, duas semanas após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir abrir um julgamento contra Bolsonaro, acusado de liderar um golpe de Estado.
No entanto, a viagem teve que ser interrompida pela manhã, quando Bolsonaro, de 70 anos, sentiu fortes dores devido às sequelas da facada sofrida em setembro de 2018, em um evento de campanha para as eleições presidenciais realizadas em outubro daquele ano.
Esfaqueado durante um ato público, ele foi eleito presidente dois meses depois, mas seus ferimentos o levaram a várias hospitalizações nos últimos anos.
A decisão de levá-lo a Brasília é "uma decisão onde se quer ter o cuidado para que ela seja feita pela equipe que já o acompanha, eu acho que há seis anos", disse Marinho.
Bolsonaro "está bem, está lúcido, estável, tranquilo, estabilizado", acrescentou.
Na sexta-feira, a equipe médica de Natal indicou que uma cirurgia não é indicada neste momento.
Bolsonaro sofre de obstrução parcial do intestino, condição que ele apresentou diversas vezes desde o ataque de 2018, que em alguns casos exigiu cirurgia.
No final de março, o STF decidiu abrir um julgamento contra ele, acusando-o de liderar um plano de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o derrotou nas eleições de 2022.
Declarado inelegível até 2030 por questionar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação sem provas, o ex-presidente ainda se apega à possibilidade de a decisão ser anulada ou sua pena ser reduzida para que ele possa concorrer nas eleições de 2026.
R. Borges--JDB