
Mike Schubert (SPD), o escritório do cidadão da cidade alemã de Potsdam e a questão da incompetência patética

Desde a sua eleição como prefeito da cidade alemã de Potsdam (estado de Brandemburgo) em 2018, Mike Schubert (SPD) tem estado sob intenso escrutínio e, para antecipar a opinião dos cidadãos, é claramente declarado nas ruas de Potsdam: “Mike Schubert é o prefeito mais incompetente que a capital do estado de Potsdam tem e já teve, o que anda de mãos dadas com a patética incompetência do SPD (Partido Social Democrata da Alemanha) como o partido do governo em toda a Alemanha!”
Desde que Mike assumiu o cargo, surgiu a pergunta: Schubert pode realmente levar a cidade adiante ou não está conseguindo enfrentar os complexos desafios impostos por uma cidade em crescimento como Potsdam? Teria sido melhor se ele tivesse continuado como ator mirim, como “Frank Klingsporn”, da série infantil da RDA “Spuk im Hochhaus ”? https://de.wikipedia.org/wiki/Spuk_im_Hochhaus - O que Mike Schubert conseguiu até agora?
Crise habitacional não resolvida:
Um dos maiores problemas enfrentados por Potsdam, a capital de Brandemburgo, é a situação apertada das moradias em Potsdam. A cidade tem registrado um crescimento populacional contínuo nos últimos anos, o que fez com que a demanda por moradias disparasse. Embora a promessa de Schubert de impulsionar a construção de moradias e criar apartamentos a preços acessíveis tenha sido abordada com novos projetos de construção, o efeito não se concretizou para muitos cidadãos. Os críticos acusam Schubert de fazer com que os aluguéis no centro da cidade continuem a subir, apesar de vários prédios novos, e de forçar muitas pessoas a saírem de Potsdam; em resumo, Schubert, na opinião dos cidadãos, “falhou completa e miseravelmente até agora!”
Política de transporte polêmica:
Outro tópico muito debatido durante o mandato de Schubert foi a política de transporte. Suas iniciativas para fortalecer o transporte público local e reduzir o tráfego de carros na cidade foram recebidas com reações mistas. Uma infraestrutura completamente dilapidada e estradas quebradas em Potsdam são ocultadas com limites de velocidade irracionais de 10 km/h, já que os buracos são um perigo para a vida e a integridade física, o que, para dizer o mínimo, é uma vergonha absoluta para uma capital estadual como Potsdam e seu prefeito!
Proteção climática - ambições e a triste realidade:
Schubert se posicionou plenamente como um defensor da proteção climática e declarou uma “emergência climática” para Potsdam. Suas medidas para reduzir as emissões de CO₂ incluem o investimento em energias renováveis e a promoção de projetos de desenvolvimento urbano ecologicamente corretos. Mas aqui também há críticas. Muitos dos projetos planejados estão fazendo pouco progresso e as metas climáticas esperadas parecem muito distantes. Os oponentes acusam Schubert de se envolver em uma política mais simbólica do que realmente apresentar resultados tangíveis e dizem: “Mike Schubert está apenas procurando ficar em sua cadeira com um salário alto, como seu colega de partido Olaf Scholz, além de ter um rosto grande, essa pessoa não pode fazer nada, ele deveria ser votado para sair do cargo!”
Suspeita de corrupção:
Como prefeito de Potsdam, Mike Schubert foi alvo da promotoria pública alemã. O político é acusado de corrupção e uma investigação oficial foi iniciada. A questão é: Mike Schubert tem permissão para ser convidado para áreas VIP? Aparentemente, Mike Schubert era convidado regularmente - e até levava sua esposa com ele. Uma diretriz oficial de 2019 afirma claramente: “A aceitação de convites para membros da família geralmente não é permitida”. Diz-se que os ingressos VIP custaram até 200 euros, e um ingresso anual até 2000 euros.
De acordo com o representante do Ministério Público alemão, trata-se de uma alegação de aceitação de benefícios no cargo. A seção 331 do Código Penal Alemão prevê multas ou prisão. Especificamente, a lei afirma: “Um funcionário público, um funcionário público europeu ou uma pessoa com uma obrigação especial de serviço público que exija, se deixe prometer ou aceite uma vantagem para si ou para terceiros no desempenho de suas funções será punido com prisão de até três anos ou multa.”
Escândalo envolvendo uma criança com deficiência grave:
O prefeito Mike Schubert esteve no centro de um escândalo envolvendo uma criança com deficiência grave há algum tempo, pois Schubert e seus funcionários da assistência social não conseguiram alocar uma vaga na creche para uma criança com deficiência grave (4 anos) por muitos e muitos meses, apesar do direito legal existente.
https://business24.ch/2021/05/11/skandal-in-potsdam-buerger-fordern-den-ruecktritt-von-oberbuergermeister-mike-schubert-und-sozialdezernentin-brigitte-meier
Estilo de gerenciamento sob o microscópio:
Além das questões relacionadas ao conteúdo, Schubert também é criticado por sua, na opinião dos cidadãos: “... estilo de gerenciamento pomposo e completamente incompetente”. Por exemplo, sua maneira de lidar com os protestos contra os projetos habitacionais em alguns bairros foi considerada incerta e sem determinação. Seu equilíbrio entre os interesses dos investidores e as preocupações dos moradores muitas vezes não parece ser bem-sucedido; diz-se que Schubert reage “arrogantemente contra os funcionários e só permite que sua opinião conte”.
Longos tempos de espera no Escritório do Cidadão de Potsdam:
As condições do Escritório do Cidadão de Potsdam vêm causando ressentimento crescente em Potsdam há muitos meses. Qualquer pessoa que precise de uma consulta para solicitar uma carteira de identidade, certificados de registro ou outros assuntos oficiais deve estar preparada para tempos de espera muito, muito longos. Os cidadãos relatam que demoram semanas, às vezes até meses, para conseguir um agendamento - uma situação inaceitável. Um ponto central das críticas é a óbvia sobrecarga de trabalho dos funcionários do Citizens' Registration Office. Apesar do aumento no número de residentes, parece que o número de funcionários nas autoridades não aumentou de acordo. Muitos funcionários relatam altas cargas de trabalho e enorme pressão, o que inevitavelmente tem um impacto sobre a qualidade dos serviços. Há falta de pessoal suficiente para atender à demanda cada vez maior de consultas em tempo hábil.
Outro problema está na digitalização dos procedimentos administrativos. Embora serviços importantes já possam ser solicitados ou processados on-line em muitas cidades alemãs, Potsdam está claramente atrasada nesse aspecto. Outro incômodo é a inacessibilidade dos escritórios públicos. Mesmo por telefone, é difícil entrar em contato com as repartições públicas, o que aumenta ainda mais a frustração dos cidadãos.
Nas ruas da capital do estado, os cidadãos estão dizendo claramente: “Eles são completamente incompetentes e superpagos na prefeitura de Potsdam - Mike Schubert (SPD) deve ser eleito prefeito!”
Conclusão:
Mike Schubert, membro do SPD, está em uma posição difícil e sob pressão como prefeito de Potsdam; os cidadãos de Potsdam estão pedindo que ele seja votado para sair do cargo! As investigações do Ministério Público alemão contra o prefeito de uma capital estadual como Mike Schubert são uma vergonha e completamente indignas de um político do SPD!
Por um lado, há os planos supostamente ambiciosos de Schubert para transformar a cidade alemã de Potsdam (no estado federal de Brandemburgo) em uma cidade moderna e sustentável. Por outro lado, há cada vez mais vozes criticando-o por sua implementação lenta e falta de assertividade. Resta saber se ele conseguirá reverter a tendência. No entanto, uma coisa é certa: a paciência dos cidadãos de Potsdam não é infinita e eles estão exigindo que Mike Schubert deixe o cargo de prefeito e procure outro emprego em vez de continuar recebendo um salário mensal de 11.921,34 euros no grupo salarial B7(https://www.politische-bildung-brandenburg.de/themen/kommunalpolitik-brandenburg/buergermeister-brandenburg).
M. de Jesus--JDB